EVENTOS

CASP na ETEC Paraisópolis 

No último dia 21 de Junho, o CASP esteve presente na ETEC Abdias do Nascimento, no bairro de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, promovendo uma Observação pública do céu para a comunidade.  Esta ação coordenada pela Professora Denise Selmo, instrutora do CASP, permitiu que alunos e membros da comunidade pudessem observar o céu ao telescópio e binóculos disponibilizados pelo clube. 
Esta atividade faz parte de um estudo de mestrado da profa. Denise Selmo, que elabora um método de ensino de astronomia que poderá ser aplicado nas diversas demandas escolares. Alunos e professores puderam observar algumas constelações, a Lua e objetos de interesse. Além do grande interesse dos alunos em observar a superfície lunar, objetos celestes de grande destaque tiveram a preferência dos alunos, como o aglomerado NGC4755, caixinha de jóias, a estrela alfa da constelação do Centauro, que é dupla, entre outros. 

CASP na União Internacional de Telecomunicações

O Grupo de radioastronomia do CASP realizou consulta junto à União Internacional de Telecomunicações -ITU, para incluir nossa Pesquisa da Anomalia do Atlântico Sul -AMAS, na agenda de pesquisas internacionais de interesse educativo em telecomunicações, que faz parte da agenda global da ITU.
A pesquisa realizada pelo CASP com interesse na Anomalia em rádio, engloba estudos de recepção de sinais de rádio na faixa de Ondas Curtas, VHF e Linha do Hidrogênio, 1420 mhz. O intuito desta análise é descobrir como o deslocamento magnético da Anomalia para o continente sul americano interfere pontualmente na propagação das ondas de rádio. Amadores em astronomia e radioamadores habilitados em todo o mundo tem bastante interesse nesta pauta. O projeto Aurora do CASP é uma ação inédita neste setor e tem apresentado bastante interesse se instituições congêneres do setor.

Nota de Falecimento

Lamentamos informar que no último dia 27 de Maio, nosso associado, amigo e colaborador Cecílio Benevides faleceu. Participante ativo das atividades promovidas pelo CASP desde o ano de 2009, Cecílio era personagem querido e conhecido das nossas atividades de divulgação nas ruas de São Paulo.
Temperamental, mas sempre bem-humorado e solícito, o querido Mano-Véio era marca registrada dos nossos Telescópios na Rua. Ao lado do nosso amigo Dorival Reis, participou em centenas de edições dos T.Rs.  Cecílio era amante da fotografia e da observação celeste. Nos tempos vagos, ainda preenchia seu tempo com passeios de bicicleta em grupo, e pesquisa em Astronomia. 

O CASP externa nossas condolências aos amigos e seus familiares, destacando nosso abraço fraterno à sua companheira Cleide Monteiro. Nosso aplauso por suas colaborações com o CASP em nome de todas as pessoas que puderam observar o céu por seu auxílio.  Descanse sob céu esplêndido Cecílio!