Atividades promovidas regularmente pelo CASP:

 Observações públicas do céu

Conhecidas como “Telescópios na Rua”, as observações públicas do céu promovidas pelo CASP ocorrem sempre na lua crescente ou em momentos em que há algum fenômeno astronômico de grande interesse. Observações extras são realizadas sempre que há efemérides interessantes, como eclipses, por exemplo.Além de observações noturnas, o CASP promove observações solares com telescópios munidos de filtros especiais para este fim.


Palestras públicas

As palestras públicas, realizadas pelo CASP, visam ser uma ponte entre as observações públicas e os cursos. As palestras são realizadas em escolas, parques, ou locais onde o CASP é convidado a promover alguma atividade de divulgação, sempre seguidas de observações do céu com telescópios se o tempo permitir. Os temas das palestras são variados, buscando sempre estar de acordo com recentes acontecimentos da Astronomia.


Cursos de Astronomia

Desde 2005 o CASP oferece cursos de Astronomia. O curso inicial, “Introdução à Astronomia”, tem como objetivo receber qualquer pessoa interessada em Astronomia, independente de sua formação. Os cursos seguintes, de conteúdo mais específico, têm como objetivo dar fundamentos sólidos de Astronomia aos alunos para, por fim, formar pesquisadores amadores que façam observação. 

 

Próximos Eventos: 

Telescópios na Rua Especial - Asteroid Day

 

            Nosso último encontro nas ruas de São Paulo no dia 30 de junho, foi um grande sucesso! A edição especial dos Telescópios na Rua em comemoração ao Dia do Asteróide reuniu dezenas de pessoas nas calçadas da Estação  Jardim São Paulo/Ayrton Senna, zona norte de São Paulo. 
            Depois de uma semana com tempo frio e úmido, o sábado manteve um clima super ameno e permitiu observações dos principais corpos celestes disponíveis para contemplação do público nos nossos telescópios. Voluntários e colaboradores do CASP dispuseram seus instrumentos para observação de Jupiter, Saturno, Marte e Lua, entre outras formações estelares disponíveis.  O público além de observar, teve a oportunidade de conversar sobre a prática de contemplação do céu na cidade, aprender melhor as técnicas e uso de binóculos ou telescópios de uso doméstico, já que os TR são uma excelente oportunidade dos amantes da Astronomia se reunirem para conversar sobre o que mais gostamos. O Universo. 
            Nossos agradecimentos ao Dorival Reis, Dino Nascimento, Cecílio Benevides, Renato Luiz, Giovane Pasquale, Moacyr Correa, Paula Sanci, Miriam Milanello, Fábio Fabrício, esposas e demais colaboradores que sempre se colocam à disposição para nos ajudar nos atendimentos e na cessão de seus telescópios pessoais para a realização dos nossos encontros.  Toda comunidade do CASP agradece!  

            O CASP agradece também as Assessorias de Imprensa e veículos que gentilmente atendem nossos pedidos de divulgação, como o Canaltech, publicado no Portal Terra  . Ao espaço sempre atencioso oferecido pelo Mensageiro Sideral, da Folha de São Paulo em 25/06/2018, e demais colaboradores.