CASP no Campus Party 2022: 

                                No último dia 14 de Novembro, a Equipe do Grupo de Radioastronomia do CASP participou da 14a Edição do Campus Party Brasil, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo.
                                Coordenada pelo pesquisador Denis Zoqbi, o CASP pode apresentar para o público presente os resultados iniciais do Projeto Aurora, Programa de Estudos de Cintilação da Ionosfera Terrestre, que tem por objetivo monitorar a Anomalia do Atlântico Sul - AMAS, usando técnicas que o CASP tem desenvolvido usando Rádios Sob
Software, conhecidos como S.D.R.

    

                          Tema de grande interesse e relevância para a pesquisa espacial, nossa apresentação explicou   sobre o funcionamento da Rede de Radioastronomia do CASP, que desde 2021, opera 4 Estações Remotas de Monitoração em Tempo real da ionosfera terrestre acima do Estado de São Paulo, e foi montada por recursos próprios e ajuda exclusiva dos integrantes do Grupo de Radioastronomia do CASP.
                    Além das atividades de divulgação e acolhimento do público que participava do Palco Artemis III, ainda concedemos entrevista para o Canal Ciência sem Fronteiras, explicando sobre as ações de difusão do CASP e nossas colaborações em Pequisa e Ensino de Astronomia.
Nossas colaborações na Campus Party ainda podem ser conferidas na íntegra no Link do Youtube abaixo:


CASP na Campus Party 2022


CASP na Cratera de Colônia: 

                                A convite da EMEF Vargem Grande, escola municipal do distrito de Parelheiros, zona sul da cidade de São Paulo, o CASP realizou em Outubro,  um dia de Imersão em Astronomia, atividade proposta pelo Projeto CASP na Cratera. Nossa Equipe, que é coordenada pela educadora Ana Frank, compareceu à escola e apresentou para os alunos, uma palestra de instrução sobre formação, constituição e conservação do ambiente e do Solo.

                    O bairro de Vargem Grande está localizado dentro de uma grande depressão, local que é remanescente da queda de um grande meteoro. A Cratera de Colônia foi descoberta no final dos anos 50, e é um grande laboratório a céu aberto, disponível para exploração educativa em São Paulo.
                    Foram atendidas algumas centenas de alunos, que trouxeram suas perguntas e finalizaram os atendimentos do Projeto CASP na Cratera deste ano.


Atividades promovidas regularmente pelo CASP:


Observações públicas do céu

Conhecidas como “Telescópios na Rua”, as observações públicas do céu promovidas pelo CASP ocorrem sempre na lua crescente ou em momentos em que há algum fenômeno astronômico de grande interesse. Observações extras são realizadas sempre que há efemérides interessantes, como eclipses, por exemplo.Além de observações noturnas, o CASP promove observações solares com telescópios munidos de filtros especiais para este fim.


Palestras públicas

As palestras públicas, realizadas pelo CASP, visam ser uma ponte entre as observações públicas e os cursos. As palestras são realizadas em escolas, parques, ou locais onde o CASP é convidado a promover alguma atividade de divulgação, sempre seguidas de observações do céu com telescópios se o tempo permitir. Os temas das palestras são variados, buscando sempre estar de acordo com recentes acontecimentos da Astronomia.


Cursos de Astronomia

Desde 2005 o CASP oferece cursos de Astronomia. O curso inicial, “Introdução à Astronomia”, tem como objetivo receber qualquer pessoa interessada em Astronomia, independente de sua formação. Os cursos seguintes, de conteúdo mais específico, têm como objetivo dar fundamentos sólidos de Astronomia aos alunos para, por fim, formar pesquisadores amadores que façam observação. 

 

Em decorrência da Pandemia de Covid-19, não estamos realizando nenhum atendimento público. Cadastre-se na mala-direta para ser avisado sobre nossas próximas atividades pelo e-mail contato@astrocasp.com