Calendário de Eventos de Junho de 2021: 


Dia Internacional do Asteróide, Asteroid Day. 

Dia 30 de Junho de 2021, às 20 horas no Canal do CASP no Youtube. 

Nesta ocasião, o CASP recebe o Sr, Walter Tesch, ambientalista, sociólogo e especialista em Gestão Hídrica da Cidade de São Paulo. Atualmente, o Prof. Walter é membro do Conselho Gestor do Parque Municipal da Cratera da Colônia, localizada no distrito de Parelheiros, zona sul da capital.  
A Cratera da Colônia é remanescente do impacto de um Meteoro que gerou uma deformação na superfície da Área de Proteção Ambiental - APA, Capivari-Monos, que forma a bacia da represa de Guarapiranga. 

Serão tratados temas de socialização e inclusão da sociedade em meio a este importante sítio astronômico de impacto.
A transmissão, ao vivo, acontece no link www.youtube.com/c/astrocasp

Participe e traga suas perguntas! 

  
Vistas Aéreas da Região da Cratera da Colônia, bairro de Parelheiros,zona sul de São Paulo.

Atividades promovidas regularmente pelo CASP: Observações públicas do céu

Conhecidas como “Telescópios na Rua”, as observações públicas do céu promovidas pelo CASP ocorrem sempre na lua crescente ou em momentos em que há algum fenômeno astronômico de grande interesse. Observações extras são realizadas sempre que há efemérides interessantes, como eclipses, por exemplo.Além de observações noturnas, o CASP promove observações solares com telescópios munidos de filtros especiais para este fim.


Palestras públicas

As palestras públicas, realizadas pelo CASP, visam ser uma ponte entre as observações públicas e os cursos. As palestras são realizadas em escolas, parques, ou locais onde o CASP é convidado a promover alguma atividade de divulgação, sempre seguidas de observações do céu com telescópios se o tempo permitir. Os temas das palestras são variados, buscando sempre estar de acordo com recentes acontecimentos da Astronomia.


Cursos de Astronomia

Desde 2005 o CASP oferece cursos de Astronomia. O curso inicial, “Introdução à Astronomia”, tem como objetivo receber qualquer pessoa interessada em Astronomia, independente de sua formação. Os cursos seguintes, de conteúdo mais específico, têm como objetivo dar fundamentos sólidos de Astronomia aos alunos para, por fim, formar pesquisadores amadores que façam observação. 

 

Em decorrência da Pandemia de Covid-19, não estamos realizando nenhum atendimento público. Cadastre-se na mala-direta para ser avisado sobre nossas próximas atividades pelo e-mail contato@astrocasp.com