Atividades promovidas regularmente pelo CASP:

 

Observações públicas do céu

Conhecidas como “Telescópios na Rua”, as observações públicas do céu promovidas pelo CASP ocorrem sempre na lua crescente ou em momentos em que há algum fenômeno astronômico de grande interesse. Observações extras são realizadas sempre que há efemérides interessantes, como eclipses, por exemplo.Além de observações noturnas, o CASP promove observações solares com telescópios munidos de filtros especiais para este fim.


Observações distantes de centros urbanos

A qualidade do céu de São Paulo limita tremendamente o tipo de objetos que podem ser observados. O CASP realiza viagens de observação do céu para locais remotos, no interior, onde o céu pode ser observado em sua plenitude. Tais observações, chamadas de Telescópios no Escuro, são voltadas à prática da observação em campo, e seus participantes organizam as viagens em locais normalmente cedidos por integrantes do CASP. A viagem é sempre feita em regime de rateio de custos entre o grupo. 

 

Palestras públicas

As palestras públicas, realizadas pelo CASP, visam ser uma ponte entre as observações públicas e os cursos. As palestras são realizadas em escolas, parques, ou locais onde o CASP é convidado a promover alguma atividade de divulgação, sempre seguidas de observações do céu com telescópios se o tempo permitir. Os temas das palestras são variados, buscando sempre estar de acordo com recentes acontecimentos da Astronomia.

 

Cursos de Astronomia

Desde 2005 o CASP oferece cursos de Astronomia. O curso inicial, “Introdução à Astronomia”, tem como objetivo receber qualquer pessoa interessada em Astronomia, independente de sua formação. Os cursos seguintes, de conteúdo mais específico, têm como objetivo dar fundamentos sólidos de Astronomia aos alunos para, por fim, formar pesquisadores amadores que façam observação. 

 

Grupo de Pesquisa

Os alunos que completam todos os cursos formam o grupo de pesquisadores do CASP. Esse grupo vêm realizando pesquisas em diversas áreas da Astronomia, colaborando diretamente com pesquisas científicas, como Análise e obtenção de espectros de estrelas, registros de variabilidade de estrelas e outros nichos de pesquisa acadêmica. 

 

 

Os eventos do CASP são realizados em parceria com 


               


e contam com o apoio do

via o edital MCT/SESIS/CNPq 63/2008.