Atividades promovidas regularmente pelo CASP:

 Observações públicas do céu

Conhecidas como “Telescópios na Rua”, as observações públicas do céu promovidas pelo CASP ocorrem sempre na lua crescente ou em momentos em que há algum fenômeno astronômico de grande interesse. Observações extras são realizadas sempre que há efemérides interessantes, como eclipses, por exemplo.Além de observações noturnas, o CASP promove observações solares com telescópios munidos de filtros especiais para este fim.


Palestras públicas

As palestras públicas, realizadas pelo CASP, visam ser uma ponte entre as observações públicas e os cursos. As palestras são realizadas em escolas, parques, ou locais onde o CASP é convidado a promover alguma atividade de divulgação, sempre seguidas de observações do céu com telescópios se o tempo permitir. Os temas das palestras são variados, buscando sempre estar de acordo com recentes acontecimentos da Astronomia.

 

Cursos de Astronomia

Desde 2005 o CASP oferece cursos de Astronomia. O curso inicial, “Introdução à Astronomia”, tem como objetivo receber qualquer pessoa interessada em Astronomia, independente de sua formação. Os cursos seguintes, de conteúdo mais específico, têm como objetivo dar fundamentos sólidos de Astronomia aos alunos para, por fim, formar pesquisadores amadores que façam observação. 

 

Grupo de Pesquisa

Os alunos que completam todos os cursos formam o grupo de pesquisadores do CASP. Esse grupo vêm realizando pesquisas em diversas áreas da Astronomia, colaborando diretamente com pesquisas científicas, como Análise e obtenção de espectros de estrelas, registros de variabilidade de estrelas e outros nichos de pesquisa acadêmica. 

 

Informes do CASP - Atividades de Astronomia em Outubro de 2017: 


04/10 – Nós Somos Poeira de Estrelas.


Atividade inclusa na Semana Mundial do Espaço promovida na Região Metropolitana de SP, promovida pelo Observatório de Diadema, que conta com colaboração do SAAD e amadores que colaboram nas suas atividades de atendimento público.
A Palestra, que é uma grande conversa com o público sobre Astronomia, pesquisas  sobre o Universo e observações atuais é de acesso público e gratuito. A palestra deste dia acontecerá no Espaço Coletivo 217, que fica na Rua Graciosa, 217 no Centro de Diadema. Início dos trabalhos a partir das 19 horas.  
Maiores informações e atualizações sobre as atividades da Semana Mundial do Espaço em Diadema podem ser conferidas em  facebook.com/ObservatorioInamar


05/10: Astronomia ao Meio Dia, no IAG/USP

Palestra do pesquisador Fábio Rodrigues, do IQ da USP, com o tema “A Astrobiologia e a busca científica por vida fora da Terra”.
Início sempre às 12 horas, com acesso público e gratuito. Não precisa inscrição prévia.
O IAG fica na Rua do Matão, 1296, Cidade Universitária, zona oeste da cidade de São Paulo.

07/10: Semana Mundial do Espaço

Palestra e Sessão de Planetário alusiva à Semana Mundial do Espaço na cidade de São Paulo. Promovida pelo CEU Parelheiros, haverá sessões de Planetário seguidas de orientação ao público sobre Ciência e Astronomia intitulada " Uma viagem ao Sistema Solar". O Projeto Astronomia na Escola é uma iniciativa do Projeto Relógio de Sol, gerida pelo Prof. Milton Barros
Sessões de Planetário às 10 e 14 horas. Acesso público à comunidade de Parelheiros e região. 
CEU Parelheiros/ Planetário de Parelheiros
Rua José Pedro de Borba, 20 , Bairro de Parelheiros. Livre. 

08/10 – Marcha pela Ciência.

Diante dos atuais acontecimentos sobre a precariedade e desmonte de diversas instituições de ensino e pesquisas científicas, está marcada para este próximo domingo, dia 08 de Outubro, a 3ª Marcha para a Ciência.
Promovida por diversos grupos de apoio do setor, como Universidades públicas e privadas,  a Marcha pretende expor à sociedade civil a grave crise que assola o Brasil com seus cortes de investimento financeiro já para o ano de 2018.
A Marcha de caráter pacífico, acolhe a necessidade real e imediata de cobrança destes órgãos governamentais para a revisão das políticas públicas do setor de Ensino e Pesquisa.
A concentração está prevista para 15 horas no Vão Livre do MASP, Avenida Paulista 1578, e percorrerá o espaço entre o MASP e a Estação Consolação do Metrô.
Acesso público, gratuito e de participação de professores, estudantes e demais simpatizantes das Ciências.  Participe!

10/10 – Imersão de Astronomia

Dorival Reis, coordenador dos Telescópios na Rua e palestrante em ações de difusão do CASP, estará palestrando sobre nossas atividades, e fará uma palestra sobre Técnicas de Observação Solar na Universidade Federal de Campina Grande/PB no próximo dia 10 de Outubro.  A atividade está marcada para 16 horas e a demanda atendida é o  público da UFCG com acesso gratuito.  Nossos agradecimentos aos amigos congêneres da UFCB na Paraíba pelo convite que muito nos honra.
O evento acontece no Auditório da Unidade Acadêmica de Física da Universidade Federal de Campina Grande, localizado na Av. Aprígio Veloso, 882, Bloco CY, em Campina Grande/PB.

16/10 – Astronomia para Todos

No próximo dia 16 de Outubro, às 14 horas, estarão abertas as inscrições on-line  para a Série de palestras do Projeto “ Astronomia para Todos”, promovida pelo Departamento de Astronomia do IAG/USP, com acesso público e gratuito.
Rua do Matão, 1296. Sempre às 19 horas. Mediante inscrição.

Excepcionalmente no mês de Outubro, o IAG oferecerá 3 palestras em datas consecutivas de 24 a 26 de Outubro, sempre com início às 19 horas, e se o as condições meteorológicas permitires, será realizada sessão de observação do céu, promovida pelo CASP.
As palestras propostas para o mês de Outubro serão as seguintes:

24/10 – Radioastronomia e o Projeto LLAMA, proferida pelo Prof. Jacques Lépine, titular do IAG e Coordenador do LLAMA.

25/10 – O Brasil na Era dos Grandes Telescópios, proferida pelo Prof. João Steiner, titular do IAG e coordenador do escritório brasileiro do GMT (Telescópio Gigante de Magalhães).

26/10 – Astrofísica de Altas Energias e o CTA, proferida pela Profa. Elisabete Dal Pino, titular do IAG, pesquisadora e colaboradora do Cherenkov Telescope Array.


Faça sua inscrição prévia em 16 de Outubro, 14 horas diretamente em http://www.iag.usp.br/inscricoes/astronomia-para-todos

 

O aviso desta atividade se repete no dia 15 de Outubro para a mala-direta do CASP.

26/10 – Física ao Entardecer


Palestra de difusão e promoção de pesquisas científicas promovida pelo Instituto de Física Teórica da UNESP – IFT, a sua edição do próximo dia 26 de Outubro, será proferida pelo prof George Matsas.  O Tema abordado será o Prêmio Nobel de Física oferecido neste ano à descoberta de Ondas Gravitacionais e suas devolutivas em pesquisa sobre Buracos Negros.
O IFT fica na Rua Bento Teobaldo Ferraz, 271, ao lado da Estação Barra Funda do Metrô
Acesso pela Portaria direita do IFT, às 19 horas.  Gratuito e não precisa de inscrição prévia.

 

28/10 – CASP Convida

O CASP Convida de Outubro acontecerá no dia 28.  Inscrições e tema da palestra de difusão estarão disponíveis com a abertura de inscrições prévias direto no site www.astrocasp.com a partir do dia 21 de Outubro.

O aviso desta atividade se repete no dia 21 de Outubro para a mala-direta do CASP.

Concurso de Astronomia para Estudantes

Promovido pelo Laboratório Nacional de Astronomia-LNA, em Itajubá/MG, teve início no final de setembro o Concurso Nacional de inclusão Científica, que promove atividades de estudo e pesquisa entre estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, ao Ensino Médio. O tema de pesquisa será a proposta de objetos e estruturas estelares que serão estudados pelos alunos participantes e se contemplados, poderão ter seu imageamento feito diretamente no Observatório SOAR, de gestão brasileira.

O regulamento completo para os candidatos interessados está publicado em http://lnapadrao.lna.br/observatorios/soar/concurso-de-astronomia-2017/regulamento

A data limite para envio de propostas é o próximo dia 15 de Outubro!

Encontro Nacional de Astronomia – ENAST

De 02 a 05 de Novembro, acontece no Rio de Janeiro a 20ª Edição do ENAST.  Promovido este ano graças à parceria do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro-CARJ e o Planetário do Rio, o Encontro é atividade obrigatória a todos os entusiastas em Astronomia Amadora ou Profissional que terão a oportunidade de acompanhar uma série de palestras, exposições e atividades de divulgação e difusão em Astronomia, apresentados por diversos astrônomos e clubes do setor.
Este evento exige inscrição prévia com uma taxa de participação.  As inscrições podem ser acessadas em https://www.doity.com.br/20enast  

A data limite para pré-inscrição é o próximo dia 18 de Outubro.

Prêmio AstroNova

A revista digital AstroNova de divulgação científica está promovendo o 1º Prêmio de Reconhecimento e Divulgação científica.   A publicação irá premiar grupos, escritores e divulgadores de publicações de ensino e difusão científica em diversas categorias.
As indicações feitas pelo público são on-line e o prazo destas indicações é 20 de Outubro de 2017 no endereço:
https://docs.google.com/forms/d/1mXWo4GG5QH5sFvBmNPYXoROS-ZR6l7HZQnOP2J3AHdY/viewform?edit_requested=true