O CASP oferece cursos de Astronomia desde 2005. São cursos destinados tanto ao público leigo quanto para aqueles que já conhecem um pouco do céu. Desde o curso introdutório (IAA) até os cursos avançados de Técnicas de Observação, o aluno percorre em seis semestres todos os aspectos da astronomia amadora fundamental, tornando-se um astrônomo amador capaz de realizar pesquisas científicas em nível não-profissional.
A proposta de criação e manutenção dos cursos de Astronomia do CASP é a formação de bons astrônomos, mesmo que amadores, qualificados para fazer observações e pesquisa. 

            Os cursos são modulados e semestrais, duram pelo menos 24 aulas anuais, sempre aos sábados e tem carga horária média de 56 horas/módulo.

                Nossa grade completa consta de seis cursos semestrais e sequenciais. As ementas de cada curso podem ser vistas clicando sobre os links abaixo.

Dois cursos básicos: 

Dois cursos intermediários:

Dois cursos avançados: 

Todos os anos, existe uma grade e cronograma mínimos que aplicamos no CASP, para atender nossas turmas. A ordem dos módulos não é exatamente a ordem das ementas publicadas. Os alunos Iniciais sempre começam nos cursos a partir de IAA. Alunos que tenham formação mais avançados são submetidos a uma banca de avaliação posterior para seu remanejo de turmas. 

Dos Cursos:

Todos os módulos têm a duração de um semestre (média de 56 horas-aula) e são totalmente gratuitos. Embora semestrais, não existem inscrições para turmas iniciais no segundo semestre do ano. Os módulos intermediários e avançados possuem em alguns semestres, material de instrução apostilado, e somente nestes casos existe rateiro de custos entre os próprios alunos. 
Demais notas de aula, instruções e textos suplementares são fornecidos gratuitamente aos alunos por meio de lista de discussão própria e meios eletrônicos. 

Se você ainda não é aluno do CASP e deseja se inscrever, verifique se você possui os pré-requisitos para freqüentar nossos cursos:

    1.    Para se inscrever no curso inicial (IAA), o candidato deve ter no mínimo 16 anos, ter concluído ou estar frequentando o Ensino Médio, e estar ciente de que os cursos são oferecidos na Cidade Universitária, USP, zona Oeste de SP. Não é necessária experiência astronômica prévia para esse curso. 

2.    É obrigatório que os candidatos selecionados para IAA se comprometam formalmente a comparecer e frequentar as aulas ,caso contrário, estarão prejudicando outros interessados, uma vez que o número de vagas é limitado. Os alunos que abandonarem os cursos sem justificativa perderão o direito de reinscrição nos semestres seguintes. 

3.    Os alunos que já tiverem frequentado cursos de Astronomia em outras instituições congêneres deverão obrigatoriamente informar este fato em suas fichas de inscrição, caso desejem se inscrever em cursos de níveis mais avançados. Neste caso, preencha a ficha de inscrição padrão, e informe nas suas justificativas, que você já tem conhecimentos específicos por ter frequentado cursos anteriores. Cuidado com e-mails do Hotmail e do Uol, que bloqueiam ou não garantem que mensagens sejam entregues. Providencie um e-mail de servidores mais confiáveis.  A banca de avaliação do CASP tomará providências sobre o aceite ou negativa posteriormente.

4. O CASP promove nossos cursos com mão-de-obra voluntária, não remunerada, não temos fins-lucrativos e nossa estrutura prevê que nosso clube auxilie na formação educativa e funcional de candidatos que tenham determinação de ser astrônomos amadores que em dado momento, farão pesquisa e observação. Esteja ciente de que nossos cursos apresentam uma grande quantidade de conteúdos, que exigem ao menos de 3 a 4 horas de estudos semanais além das aulas presenciais. 

5.Não recomendamos que alunos com horários incertos se inscrevam nos cursos. Lembre-se que o curso acontece todo sábado pela manhã, 10 horas. É sua responsabilidade garantir que você vai estar disponível neste horário para frequentar as aulas. Ao se inscrever e abandonar o curso por arcar com outros compromissos, você está lesando diretamente outro candidato que deixou de ser atendido. Lembre-se, você deverá estar disponível pelo menos 24 sábados por 2 semestres ao ano. As pessoas se esquecem que este tipo de programação exige uma noção real do quanto você está realmente disponível para frequentar um curso, que inteiro demora no mínimo, 3 (três) anos.   

Data, horário e local

Os cursos são ministrados sempre aos sábados, das 10:00 às 13:00 horas, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. As aulas têm início  pontualmente às 10:00.

Introdução à Astronomia Amadora (IAA)

             Este curso é o  indicado a todos os candidatos que pretendem ter seu primeiro contato com a Astronomia. Caso aprovado em IAA ao fim do primeiro semestre, o aluno será automaticamente inscrito para o curso seguinte, e assim em todos os cursos posteriores. 

            As inscrições são individuais. Não são aceitas inscrições casadas de namorados, amigos, casais. Cada candidato tem que fazer sua própria inscrição separadamente. Nenhum candidato terá prioridade sobre nenhum tipo de atendimento. O CASP é uma instituição astronômica privada e se reserva ao direito de gerir o processo de seleção tal qual nossa política de gestão preconizar. Dados sobre o processo seletivo, sobre a constituição da banca examinadora, bem como os dados dos inscritos são sigilosos. 

        Antes de se inscrever nos cursos, visite a página de cada curso (link acima) e leia em detalhes como cada módulo funciona. É um compromisso que o candidato assume com o CASP, se candidatar e pleitear uma vaga em nosso quadro de alunos. Os cursos são gratuitos, porém de acesso restrito porque o CASP não possui sede própria. Temos a oferecer vagas limitadas em cada grupo anualmente. 

        A Lista de Aprovados no Processo Seletivo 2017 foi a seguinte: 
 

Alexandre Haruo Nagasawa

Aline Shinzato Da Silva

Ana Carolina Martinazzo

Ana Paula Brollo

Andressa Do Nascimento Siqueira

Anna Luiza Campos Pollon

Arthur Pradella

Beatriz Segura Da Silva

Carolina Dos Santos

Cid Wallace Araújo De Oliveira

Daniela Dos Santos Vieira

Danielle Conti Figueiredo

Denise Alves Rodrigues De Oliveira

Derek Da Silva Paiva

Diego Benedetti Castor

Eduardo Marangoni Canesin

Eliezer Taffuri Rosa

Emerson Moreira Barbosa

Esther Vieira De Oliveira

Evandro Junior Aquino Araújo

Fabio Kiyoshi Sakata

Fabricio Custodio De Souza

Felipe Alves Dos Santos

Felipe Gagizi Roble

Fernanda Oliveira Santos

Flavio Caldeira De Araujo

Gabriel Henrique Silva Ribeiro

Gabriel Miletic Abib

Giovanna Pihler Vieira

Gisele Werneck Da Cunha

Ingrid Maglio Costa

Isabelle Tridente Chacon Fernandes

Janaina Gomes Hilário Dos Santos

Jaqueline Maria Morales De Araujo

Jefferson Luiz Cassiano

Juliana Tranjan Tafner

Juliana Veroneze Léo

Kaleo Costa Dalcin

Karen Santos Plantier

Larissa Cristina Da Silva Lima

Leonardo De Cerqueira Penteado

Luiz Claudio Afonso

Lury Matsuy Silva Sousa

Marcello Guriam

Márcia Augusta De Almeida

Maria Luiza Medrado Lima Lacerda Pinto

Mariana Prado Nascimento

Marina Carvalho

Mario Zavan

Mateus Pereira Palma

Michel Leonardo Cassiano

Michele Teixeira Da Rocha Silva

Monica Borges Randolfi

Natan Luiz Da Silva

Natasha Janiques Pinelli

Rafael Santos Saraiva

Rebeca De Freitas Guilherme

Renato Cazeta

Ronaldo Nunes Falcão Oliveira

Ronne César De Freitas

Rubens Parker Huaman

Samuel Rodrigues Villela

Tais Panaro Dos Santos

Tamires Silva Tavares

Teresa Cristina Guglielmo

Tereza Cristina Da Silva Angelo

Thais Alves Letissio

Thais Silva Delcaro

Thiago Ribeiro Ávila

Tiago Nogueira De Souza

Victor Gabriel Pascoalino Lemos

Vinicius Alves Da Silva

Vinicius Santana Batista

Wendel Virgulino Da Silva

Willian Oliveira Junior


Orientações mais detalhadas sobre o inícioo das aulas e pormenores, foram enviados diretamente nos e-mails dos candidatos.  O resultado final do processo seletivo também foi enviado no e-mail de todos os inscritos. 

Convocados em Segunda Chamada para substituir desistentes: 

Alessandra Schiavelli
Ana Carolina Nunes Pereira 
Debora Contesini
Fabio Luis Leitao
GEISA APARECIDA FARIA
Igor Arantes Martins dos Santos 
Luciano Ferrari Cardoso
Maria Cristina Cernea
Tiago Silva Martins
Verônica Maria Gomes
Vinicius Juvino dos Santos

Alunos antigos

            Para os alunos que já frequentaram os cursos do CASP no ano anterior e foram aprovados no último semestre (frequência de 75% nos dois módulos iniciais), estarão sendo oferecidos no primeiro semestre de 2017 os cursos de Fundamentos de Evolução Estelar (FEE) e Técnicas de Observação - TO I. Caso você seja desistente de RCA ou FAE, poderá entrar nas turmas de Agosto e continuar na sequência que as turmas progredirem a grade.

            Se você é desistente de semestres anteriores, mande um e-mail para cursos@astrocasp.com  e informe seu interesse em retomar os cursos desde o módulo que parou (não aplicável à IAA). O mesmo se aplica para quem quer refazer algum módulo isoladamente.  

Lembre-se: O aluno que abandonou o curso IAA está automaticamente impedido de pleitear vagas novamente por pelo menos um ano. 


Parceria

            Os  cursos promovidos pelo CASP, são realizados graças à colaboração do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP-IAG, que gentilmente cede suas instalações para que o CASP realize nossas atividades em suas dependências. 

             
 

 

Cursos do CASP

Introdução à Astronomia




Reconhecimento do céu e Astrometria

  

Fundamentos de Astrofísica Estelar


Estrutura e Evolução Estelar


Técnicas de observação I 


Técnicas de Observação II