O CASP oferece cursos de Astronomia desde 2005. São cursos destinados tanto ao público leigo quanto para aqueles que já conhecem um pouco do céu. Desde o curso introdutório (IAA) até os cursos avançados de Técnicas de Observação, o aluno percorre em seis semestres todos os aspectos da astronomia amadora fundamental, tornando-se um astrônomo amador capaz de realizar pesquisas científicas em nível não-profissional.
A proposta de criação e manutenção dos cursos de Astronomia do CASP é a formação de bons astrônomos, mesmo que amadores, qualificados para fazer observações e pesquisa. 

            Os cursos são modulados e semestrais, duram pelo menos 24 aulas anuais, sempre aos sábados e tem carga horária média de 56 horas/módulo.

                Os módulos dos cursos são agrupados por área de conhecimento e práticas adquiridas no decorrer de 6 semestres. 

Dois cursos básicos obrigatórios: 

Dois cursos intermediários de caráter teórico:

Dois cursos avançados de formação observacional: 

        Todos os anos, existe uma grade e cronograma mínimos que aplicamos no CASP, para atender nossas turmas. A ordem dos módulos não é exatamente a ordem das ementas publicadas. Os alunos Iniciais sempre começam nos cursos a partir de IAA. Alunos que tenham formação mais avançados são submetidos a uma banca de avaliação posterior para seu remanejo de turmas. 

Dos Cursos:

Todos os módulos têm a duração de um semestre (média de 56 horas-aula) e são totalmente gratuitos. Embora semestrais, não existem inscrições para turmas iniciais no segundo semestre do ano. Os módulos intermediários e avançados possuem em alguns semestres, material de instrução apostilado, e somente nestes casos existe rateiro de custos entre os próprios alunos. 
Demais notas de aula, instruções e textos suplementares são fornecidos gratuitamente aos alunos por meio de lista de discussão própria e meios eletrônicos. A permanência e acesso a estes materiais é exclusivo para alunos de cada turma. Alunos desistentes são automaticamente excluídos a cada semestre destes ambientes. 

Se você ainda não é aluno do CASP e deseja se inscrever, verifique se você possui os pré-requisitos para freqüentar nossos cursos:

    1.    Para se inscrever no curso inicial (IAA), o candidato deve ter no mínimo 16 anos, ter concluído ou estar frequentando o Ensino Médio, e estar ciente de que os cursos são oferecidos na Cidade Universitária, USP, zona Oeste de SP. Não é necessária experiência astronômica prévia para esse curso. 

2.    É obrigatório que os candidatos selecionados para IAA se comprometam formalmente a comparecer e frequentar as aulas ,caso contrário, estarão prejudicando outros interessados, uma vez que o número de vagas é limitado. Os alunos que abandonarem os cursos perderão o direito de reinscrição nos semestres seguintes a qualquer tempo. 

3.    Os alunos que já tiverem frequentado cursos de Astronomia em outras instituições congêneres deverão obrigatoriamente informar este fato em suas fichas de inscrição, caso desejem se inscrever em cursos de níveis mais avançados. Neste caso, preencha a ficha de inscrição padrão, e informe nas suas justificativas, que você já tem conhecimentos específicos por ter frequentado cursos anteriores. Cuidado com e-mails do Hotmail e do Uol, que bloqueiam ou não garantem que mensagens sejam entregues. A responsabilidade por usar estes e-mails é do candidato, e a sua falta de comunicação também.  Providencie um e-mail de servidores mais confiáveis.  A banca de avaliação do CASP tomará providências sobre o aceite ou negativa posteriormente.

4. O CASP promove nossos cursos com mão-de-obra voluntária, não-remunerada, não temos fins-lucrativos e nossa estrutura prevê que nosso clube auxilie na formação educativa e funcional de candidatos que tenham determinação de ser astrônomos amadores que em dado momento, farão pesquisa e observação. Nossos instrutores são todos voluntários. Pessoas físicas comuns, e portanto, não existe nenhum tipo de comprometimento formal de nenhum tipo, espécie ou qualidade, que os obrigue a ministrar aulas aos candidatos. Qualquer instrutor voluntário poderá remanejar seus horários e turmas a qualquer tempo. Na ausência de voluntários, qualquer turma poderá ser extinta por falta de condições operacionais de qualquer espécie. 
Esteja ciente de que nossos cursos apresentam uma grande quantidade de conteúdos, que exigem ao menos de 3 a 4 horas de estudos semanais além das aulas presenciais. Os instrutores do CASP se oferecem para ministrar as aulas, mas é obrigação dos alunos comparecer, acompanhar as aulas e demonstrar que dominam os conteúdos para seguir nos módulos seguintes. 

5.Não recomendamos que alunos com horários incertos se inscrevam nos cursos. Lembre-se que o curso acontece todo sábado pela manhã, 10 horas. É sua responsabilidade garantir que você vai estar disponível neste horário para frequentar as aulas. Ao se inscrever e abandonar o curso por arcar com outros compromissos, você está lesando diretamente outro candidato que deixou de ser atendido por sua causa. Lembre-se, você deverá estar disponível pelo menos 24 sábados por 2 semestres ao ano. As pessoas se esquecem que este tipo de programação exige uma noção real do quanto você está realmente disponível para frequentar um curso, que inteiro demora no mínimo, 3 (três) anos. Se você não tem garantias sobre a capacidade de cumprir com este compromisso, nós recomendamos que você não se inscreva nos cursos.  Mantenha-se apenas na mala-direta e compareça a eventos e palestras de atendimento público promovidos pelo CASP.    

Data, horário e local

Os cursos são ministrados sempre aos sábados, das 10:00 às 13:00 horas, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. As aulas têm início  pontualmente às 10:00.

Introdução à Astronomia Amadora (IAA)

             Este curso é o  indicado a todos os candidatos que pretendem ter seu primeiro contato com a Astronomia. Caso aprovado em IAA ao fim do primeiro semestre, o aluno será automaticamente inscrito para o curso seguinte, e assim em todos os cursos posteriores. O aluno que não concluir conteúdos está automaticamente excluído dos cursos. Nenhum aluno tem vaga permanente em condição alguma. 

            As inscrições são individuais. Não são aceitas inscrições casadas de namorados, amigos, casais. Cada candidato tem que fazer sua própria inscrição separadamente. Nenhum candidato terá prioridade sobre nenhum tipo de atendimento. O CASP é uma instituição astronômica privada e se reserva ao direito de gerir o processo de seleção tal qual nossa política de gestão preconizar. O CASP não é uma instituição de ensino ou educação formal, portanto, não estamos obrigados a seguir nenhum tipo de métrica tradicional para nenhum tipo de atendimento público. Todas as atividades promovidas pelo CASP tem caráter de difusão pública no tema que nos gera a razão social do CASP existir, Astronomia.  Dados sobre o processo seletivo, sobre a constituição da banca examinadora, bem como os dados dos inscritos são sigilosos.

O Processo Seletivo de 2019 terá inscrições abertas no período

de 25 de Janeiro a 28 de Fevereiro. O formulário de inscrições on-line será disponibilizado nesta página.    

Alunos desistentes 

            Todos os alunos que não concluírem os módulos de cada curso, serão automaticamente excluídos dos ambientes de conteúdo dos cursos, seja no ambiente virtual do Facebook  ou listas de e-mails. Seu cadastro na mala-direta, será mantido e será feito de forma automática.
        Conforme os semestres se atualizam, novos módulos se formam e o CASP informará a seu tempo, abertura de inscrição para que os desistentes e reprovados anteriormente, possam se inscrever para concorrer a vagas remanescentes. 

            Lembre-se: O aluno que abandonou o curso IAA está automaticamente impedido de pleitear vagas novamente por pelo menos dois anos. 

Parceria

            Os  cursos promovidos pelo CASP, são realizados graças à colaboração do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP-IAG, que gentilmente cede suas instalações para que o CASP realize nossas atividades em suas dependências. O IAG não gere, atende ou dá suporte a nenhum tipo de atendimento sobre os cursos que o CASP promove diante esta parceria. 
        Todos os atendimentos e contato administrativo sobre os cursos e atividades do CASP deverão obrigatoriamente ser feitas diretamente em contato@astrocasp.com  

             
 

POLÍTICA DE ATENDIMENTO DO CLUBE DE ASTRONOMIA DE SÃO PAULO 

O CASP - Clube de Astronomia de São Paulo, é uma instituição particular, associativa, sem fins-lucrativos, cuja mão-de-obra é VOLUNTÁRIA. Os instrutores e demais colaboradores de TODOS os atendimentos NÃO recebem valores de nenhum tipo, qualidade ou vantagens de nenhuma qualidade justamente porque são voluntários. A Pessoa Jurídica do CASP, enquanto instituição associativa, se reserva o direito de EXTINGUIR, CANCELAR e EXCLUIR qualquer candidato inscrito em qualquer um dos cursos, atividades, palestras públicas, atendimentos de qualquer espécie conforme nosso interesse a qualquer tempo. O CASP não aceita nenhum tipo de vantagem, privilégio ou negociações de cunho moral, ético, religioso e muito menos acadêmico. Não é nossa política qualificar de nenhum modo, candidatos negros, pardos, amarelos, brancos, homoafetivos, com ou sem graduação em Ensino Superior, alunos provenientes de escola pública ou privada. Todos os integrantes participantes do CASP tem absolutamente os mesmos direitos,e consequentemente, as mesmas responsabilidades e obrigações diante todo o corpo de voluntários.  Os cursos, que são ministrados na Cidade Universitária, não tem caráter de formação educacional. Todos os alunos aceitos se comprometem a frequentar integralmente os cursos, e se responsabilizam individualmente por sua manutenção nestes. Em caso de desistência, abandono ou inabilitação, o aluno está ciente de que só poderá se inscrever novamente nos cursos, no prazo mínimo de 2 (dois) anos, e o CASP não terá nenhuma obrigação de voltar a realizar este atendimento. Os meios de comunicação multimeios que existirem para atendimento do CASP junto aos alunos e integrantes do clube, são de gestão e uso prioritário do CASP. Nenhum usuário deterá nenhum tipo de direito ou prioridade de nenhum tipo sobre as comunicações multimedia, quer sejam listas de discussão no Yahoo, lista de e-mails de comunicados administrativos ou nossas redes sociais. O CASP está autorizado a banir de forma definitiva e permanente qualquer aluno, a qualquer tempo, qualquer situação ou expressiva demonstração de incompatibilidade às regras de Atendimento do CASP. Nenhum candidato está obrigado a seguir nenhuma de nossas regras, porém, ao ingressar nas atividades do CASP quaisquer que sejam, os interessados concordam e aceitam nossa Política de Atendimento. Em caso de desacordo, o interessado/candidato, está ciente de que deverá se retirar/excluir, desvincular de quaisquer atividades por conta própria. 

Cursos do CASP

Introdução à Astronomia




Reconhecimento do céu e Astrometria

  

Fundamentos de Astrofísica Estelar


Estrutura e Evolução Estelar


Técnicas de observação I 


Técnicas de Observação II