Boas vindas !

Bem vindo ao website do CASP, o Clube de Astronomia de São Paulo.

Aqui você poderá encontrar as novidades do clube, um pouquinho de
sua história, os eventos e atividades programadas, e muito mais. 

Desejamos uma boa navegação, e qualquer dúvida, nos escreva! 

25 de Maio. Dia do Mourão!

Nossa justa homenagem ao importante astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, que entusiasta da difusão científica, representa todos os amantes das Ciências Astronômicas diante da Sociedade Astronômica Mundial. Nosso aplauso e agradecimento a este grande homem!  
Feliz Dia do Mourão!

               Cursos de Astronomia
 
            O CASP promove cursos de instrução em Astronomia Amadora desde o ano de 2005. Estes cursos tem duração média de 12 a 16 aulas semestrais , realizadas sempre nas manhãs de Sábado, na Cidade Universitária/USP. O objetivo destes cursos é formar e instruir bons astrônomos amadores, para que sejam bons praticantes da Astronomia no âmbito da observação e pesquisa. 
            Nossos cursos são gratuitos, com formação de turmas escalonada em faixas de conhecimento e habilidades técnicas. Engloba participantes fixos e colaboradores do CASP, mas também público leigo interessado em Astronomia.     
            As inscrições anuais acontecem tradicionalmente no mês de Fevereiro. Neste ano, devido a Pandemia de Covid-19, as atividades públicas estão canceladas, bem como cursos presenciais e atividades de difusão.          
            Mensalmente, o CASP publica seus Informes, com indicação de palestras, eventos on-line e atividades de divulgação diversas, mesmo durante o período de quarentena. Para ser incluído na distribuição dos Informes do CASP envie uma mensagem para contato@astrocasp.com e peça sua inclusão na mala-direta atual. 

Astronomia para Todos


            Todos os meses, o CASP colabora com a monitoria e divulgação do projeto de difusão do IAG - Astronomia para Todos. Devido a Pandemia de Covid 19, as atividades passaram a ser virtuais e nossa equipe atende o grande público, on-line.

             A palestra do mês de Junho terá como tema, "Observatório Gemini: como funciona um dos maiores telescópios do mundo", ministrada pelo Prof. Dr. Daniel Moser (Gemini Observatory/NSF’s NOIRlab), e será apresentada no dia 09 de Junho, às 19 horas.         
       Resumo: Os telescópios ópticos de solo são uma ferramenta muito importante para as descobertas e pesquisas em astronomia. Apesar dos princípios básicos serem os mesmos de telescópios amadores, a tendência é a de que quanto maior a área coletora do telescópio profissional maior é a complexidade de seu funcionamento. Nesta palestra comentarei como funcionam as operações científicas do Observatório Gemini, dois telescópios idênticos com espelhos 8.1m de diâmetro cada, e que conta com a participação brasileira desde 1993. Eu darei uma visão geral da complexidade do Gemini falando de alguns de seus subsistemas; como são os ciclos de observações, do pedido de tempo ao acesso ao banco de dados; quais instrumentos estão à disposição da comunidade científica e quais serão entregues no futuro próximo; e algumas das ferramentas de software úteis disponíveis para as observações.
                A transmissão será feita pelo Canal do Youtube do IAG, cujo link é https://www.youtube.com/c/AstronomiaParaTodos/live 
                O mapa celeste com os objetos e estrelas do mês que são comentados na Palestra pela equipe do CASP pode ser baixado aqui

 CASP e IAG Apresentam o Astronomia para Todos: 

Astronomia para Todos CASP/IAG

Aproveite e Inscreva-se no nosso Canal AstroCasp  https://www.youtube.com/channel/UC8VOf8xW_lWUeAcgAgOqxfA/videos

Facebook do CASP

https://www.facebook.com/groups/astrocasp/
O CASP também mantém uma comunidade no Facebook. Por esta página, você pode ler comentários, sugestões e debater assuntos ligados à Astronomia.  Participe



MAPA DE FREQUÊNCIAS MÁXIMAS UTILIZÁVEIS DE ACORDO COM O ÍNDICE DE PROPAGAÇÃO DA IONOSFERA NA FAIXA DE ALTA FREQUÊNCIA - H.F.
Uma Cortsesia do CASP em colaboração do site de Paul Hermann, 
Indicativo N0OBH, Illinois, NOAA Weather Space



Cursos do CASP
 
O CASP promove Astronomia em São Paulo, oferecendo Cursos de Instrução em Astronomia. 
Maiores informações sobre cronograma e atendimentos, confira na página de 
 
Cursos



 Telescópios na Rua


Nossos encontros acontecem sempre na Lua Crescente ou em data aproximada.

Estaçao Jd São Paulo
Linha Azul 1 do Metrô. 
Saída pela Av Leôncio de Magalhães. 
Sempre de 19 às 22hs.



ATENÇÃO:
Devido a Pandemia, todas as atividades públicas estão canceladas. Acompanhe nossos encontros usando o Facebook, por onde comunicaremos data e locais disponíveis. 
Obrigado



 MAPA CELESTE

Baixe aqui o Mapa Celeste do mês, projetado 
para São Paulo (PDF) 






www.on.br

Desde 2008, o CASP colabora com o Serviço de Hora Legal do Brasil. 
Acerte seu relógio aqui



 Projeto Aurora

A Equipe Pierre Kaufmann de Radioastronomia do CASP colabora com o Projeto Aurora de Cintilação da Ionosfera. 
Monitore a Atividade Solar usando os Índices de Máximas solares disponíveis aqui.