Boas vindas !

Bem vindo ao website do CASP, o Clube de Astronomia de São Paulo.

Aqui você poderá encontrar as novidades do clube, um pouquinho de
sua história, os eventos e atividades programadas, e muito mais. 

Desejamos uma boa navegação, e qualquer dúvida, nos escreva! 

Cursos de Astronomia

             O CASP promove cursos de instrução em Astronomia Amadora desde o ano de 2005. Estes cursos tem duração média de 12 a 16 aulas semestrais , realizadas sempre nas manhãs de Sábado, na Cidade Universitária/USP. O objetivo destes cursos é formar e instruir bons astrônomos amadores, para que sejam bons praticantes da Astronomia no âmbito da observação e pesquisa. 
            Nossos cursos são gratuitos, com formação de turmas escalonada em faixas de conhecimento e habilidades técnicas. Engloba participantes fixos e colaboradores do CASP, mas também público leigo interessado em Astronomia.     
            As inscrições anuais acontecem tradicionalmente no mês de Fevereiro. Neste ano, devido a Pandemia de Covid-19, as atividades públicas estão canceladas, bem como cursos presenciais e atividades de difusão.          
            Mensalmente, o CASP publica seus Informes, com indicação de palestras, eventos on-line e atividades de divulgação diversas, mesmo durante o período de quarentena. Para ser incluído na distribuição dos Informes do CASP envie uma mensagem para contato@astrocasp.com e peça sua inclusão na mala-direta atual. 

Astronomia para Todos 



Todos os meses, o CASP e a Equipe de Difusão do Departamento de Astronomia da USP, IAG, promovem uma palestra on-line de difusão de grandes projetos e temas de grande interesse na Astronomia, o Astronomia para Todos. 

Palestrante: Profa. Dra. Marina Trevisan (UFRGS)
Resumo: Em 1924, Edwin Hubble colocou fim no Grande Debate sobre a natureza de "nebulosas espirais" observadas, mostrando que estas eram, de fato, outras galáxias semelhantes à nossa Via Láctea. Desde então, tentamos entender quais, quando e como vários processos físicos ocorrem para dar origem aos diferentes tipos de galáxias que observamos no universo. Nesta palestra, será apresentada a atual teoria de formação e evolução desses sistemas, assim como as questões ainda em aberto que vêm intrigando os astrônomos há quase 100 anos.

Esta palestra conta com suporte do CASP e demais monitores do IAG e será transmitida pelo link 

A audiência está convidada a participar enviando suas perguntas à equipe e palestrante durante toda transmissão pelo espaço do Chat do youtube. 

#EuNoApT: Observe o céu com a gente! Tire fotos do céu e publique no feed do instagram e/ou facebook com a hashtag #EuNoApT. Informe também o local e horário da foto! Vamos mostrar e comentar algumas fotos dos participantes nos eventos mensais do Astronomia para Todos!



Facebook do CASP

https://www.facebook.com/groups/astrocasp/
O CASP também mantém uma comunidade no Facebook. Por esta página, você pode ler comentários, sugestões e debater assuntos ligados à Astronomia.  Participe



MAPA DE FREQUÊNCIAS MÁXIMAS UTILIZÁVEIS DE ACORDO COM O ÍNDICE DE PROPAGAÇÃO DA IONOSFERA NA FAIXA DE ALTA FREQUÊNCIA - H.F.
Uma Cortsesia do CASP em colaboração do site de Paul Hermann, 
Indicativo N0OBH, Illinois, NOAA Weather Space



Cursos do CASP
 
O CASP promove Astronomia em São Paulo, oferecendo Cursos de Instrução em Astronomia. 
Maiores informações sobre cronograma e atendimentos, confira na página de 
 
Cursos



 Telescópios na Rua


Nossos encontros acontecem sempre na Lua Crescente ou em data aproximada.

Estaçao Jd São Paulo
Linha Azul 1 do Metrô. 
Saída pela Av Leôncio de Magalhães. 
Sempre de 19 às 22hs.



ATENÇÃO:
Devido a Pandemia, todas as atividades públicas estão canceladas. Acompanhe nossos encontros usando o Facebook, por onde comunicaremos data e locais disponíveis. 
Obrigado



 MAPA CELESTE

Baixe aqui o Mapa Celeste do mês, projetado 
para São Paulo (PDF) 






www.on.br

Desde 2008, o CASP colabora com o Serviço de Hora Legal do Brasil. 
Acerte seu relógio aqui



 Projeto Aurora

A Equipe Pierre Kaufmann de Radioastronomia do CASP colabora com o Projeto Aurora de Cintilação da Ionosfera. 
Monitore a Atividade Solar usando os Índices de Máximas solares disponíveis aqui.