Home   Quem somos   Eventos   Cursos   Pesquisa   Produtos   Contato

 

                      O CASP, Clube de Astronomia de São Paulo, foi fundado em fevereiro de 2001, com o objetivo de congregar os astrônomos amadores de São Paulo, difundir a Astronomia e realizar pesquisas em nível amador.  

                      O clube foi oficializado e aberto legalmente como uma instituição sem fins lucrativos, registrado em 29 de setembro de 2006. Atualmente, o CASP conta com dezenas de  sócios-mantenedores, e quase 7000 membros não pagantes. As atividades promovidas pelo CASP são na sua maioria, públicas e gratuitas. 

                     A política de trabalho assumida pelo CASP é de Difusão, Ensino e Instrução em observações astronômicas, que possam auxiliar a Astronomia e as Ciências Espaciais como ferramentas de orientação e ensino.  Nossa filosofia de trabalho é o acolhimento. Um bom astrônomo amador observacional se forma de forma contínua e em eterno compartilhamento de conhecimentos de todas as áreas.

A Carta de Ibiúna

                 Logo nos primeiros encontros de criação do CASP, surgiu a discussão sobre o tipo de clube que deveríamos ser. Curiosamente, houve consenso com relação a vários pontos, principalmente no tocante à filosofia de trabalho: somos, antes de tudo, um grupo aberto à participação de todos. Durante uma observação do céu em Ibiúna, alguns associados colocaram as seguintes idéias no papel:

Desde então, mantemo-nos fiéis a este espírito democrático e trabalhamos para atingir todas as metas estabelecidas. Assim sendo, contamos com o auxílio de todos os associados, que são sempre estimulados a dar suas sugestões, opinar sobre os rumos do clube e participar de todas as atividades promovidas

O início do clube, em 2001

O CASP Hoje ! 

6.371 Associados no Brasil e Exterior

138 instrutores e monitores voluntários de Equipe Técnica Qualificada

260 alunos atendidos semestralmente no I.A.G-USP

943.700 Observações realizadas com os Telescópios na Rua

31.400 alunos de escolas de rede pública atendidos

21.720 alunos de escolas privadas atendidos

13.730 alunos atendidos no Projeto CASP na Cratera

+13 mil pessoas atendidas no ENAST 2011 realizado em SP.

+12 mil pessoas atendidas em eventos do CASP/Planetário

+120 mil atendimentos no Portas Abertas da FAB, Campo de Marte

+125 escolas atendidas no Suporte à O.B.A.

Colaboração nas 6 Edições do Campus Party com Setor Astronáutica

Manutenção e Custeio

O CASP é uma instituição privada, sem-fins-lucrativos, optante por não-OSCIP, e que é gerenciada por uma Colab de seus associados fundadores e colaboradores.
O custeio de nossa Pessoa Jurídica é feita por arrecadação direta de colaborações financeiras de doações de mensalidades e/ou aportes de recursos oferecidos ao CASP para sua manutenção.
O site do CASP e demais recursos financeiros são gerenciados por nossa Intranet, que é hospedada no Google e para isso foi aberta uma conta conjunta entre conselheiros do CASP no BANCO INTER para pagamentos de despesas.

O responsável pela Tesouraria no Google e Gestão do CASP no Biênio 2023-2025 é o Jornalista DENIS GOMES ZOQBI, MTB 96675/SP. Seu antecessor, André Izeccson de Carvalho declinou da função em Abril de 2021. 

A Chave PIX de doações de qualquer valor para o CASP no Banco INTER foi definida como pixdocasp@gmail.com  

As prestações de contas são realizadas semestralmente nas atividades CASP Café, disponíveis para acesso público na Agenda do CASP e nos Informes do CASP com publicações trimestrais. 

Para o Biênio 2026-2028 temos planos de arrecadação de uma Colab para adquirir uma Sede própria para o CASP nos anos subsequentes.