Telescópios na Rua

A filosofia de compartilhar

Inspirados em ações de divulgação promovidas pelo saudoso astrônomo John Dosbon, na cidade de Los Angeles, o CASP decide promover  nas ruas de São Paulo, os Telescópios na Rua - TR.
A proposta está baseada no princípio de compartilhar e dividir experiências de observação em grupo.  Nestas ocasiões, amadores e amantes das observações do céu são incentivados a se reunir em diversos pontos da cidade para observar os céus.   Esta troca de experiência permite que amadores aperfeiçoem suas técnicas de manejo dos telescópios, bem como, iniciantes aprendam o básico do reconhecimento do céu. 

Vivendo em uma grande cidade como São Paulo, é bastante difícil organizar e planejar um encontro com muita antecedência.  Mudanças climáticas, sol, chuva e demais contratempos podem surgir tudo ao mesmo tempo. Mas a base da proposta é a humanização.  O encontro de pessoas afins que se unem em busca de um mesmo objetivo: contemplar o céu. 

O CASP não criou as observações celestes de rua. Mas foi o grupo que melhor atuou entre clubes brasileiros neste segmento desde sua criação. Até dezembro de 2023, o censo do CASP registra que já mostramos o céu de São Paulo para mais de 920 mil pessoas desde o início dos Telescópios na Rua, em 2001. 

Começando os trabalhos

Que tal organizar aí na sua localidade uma observação celeste? 

Você precisa ter basicamente um Telescópio simples, portátil, que possa ser deslocado até a calçada de um ponto seguro e movimentado da sua região. 

Você não tem Telescópio?  

Não tem problema.

Na falta de instrumentos mais elaborados para observações, se alguns binóculos 10x50 estiverem disponíveis já é um bom começo.
A troca de experiências, e a vontade de conhecer já valem o esforço de se reunir para observar o céu.
Lembre-se:  o importante é a humanização. 

Usuários que disponham de instrumentos mais elaborados, podem ajudar na orientação dos iniciantes, e claro, daqueles que não possuem instrumentos.  A idéia básica é observar. 

No exemplo acima, a observação é solar, usando um simples telescópio refrator (de lente), com um filtro solar apropriado. 

A troca de experiências entre os amantes da Astronomia é a maior razão da realização dos Telescópios na Rua.
Existem diversas ocasiões que podem permitir esta troca de conhecimento e difusão da Astronomia. Os iniciantes participam dos Telescópios na Rua para conhecer a Astronomia na prática. Tirar dúvidas e aprender!

Tudo acontece no TR

Entre as muitas coisas incríveis que podem acontecer nos Telescópios na Rua, até mesmo um cortejo de casamento pode parar para observar o céu.😍

Telescópios na Rua

Estação Metrô Jd São Paulo 2017

Telescópios na Rua
Barra Bonita, SP

2004

Telescópios na Rua

Conjunto Nacional, Av Paulista,  2007

Observação Solar

Reinauguração do Planetário do Ibirapuera 2006