Você sabia que na zona sul de São Paulo, no distrito de Parelheiros, existe uma Cratera de Impacto de Meteoro?
Pois é! Esta descoberta trouxe à tona a discussão da importância de estudo e conscientização da vida no planeta Terra.
Todos os anos, milhares de pequenos objetos celestes atravessam a atmosfera do nosso planeta, e podem causar grandes consequências à fauna e flora das diversas localidades habitadas.
Descoberta nos anos 50 por sondagem de campo da antiga Companhia São Paulo City de construção e da Sabesp, a Cratera de Colônia tem aproximadamente 3 km de abertura e dentro de sua zona de impacto está localizado o bairro de Vargem Grande.
Até os anos 90 existia ali um Presídio Agrícola, daí a região ser conhecida como Cratera da Colônia.
Em decorrência do impacto deste Meteorito que se chocou com o planeta há pelo menos 33 mil anos, existe um micro-clima de interesse biológico e geofísico importante na região.
A bacia hidrográfica da região foi batizada de Capivari-Monos, e a união de diversos rios que cortam toda a região, vertendo para as mesmas direções fez surgir a bacia da Guarapiranga.
Denis Zoqbi e Ana Frank são os coordenadores de ação regional do Projeto CASP na Cratera. A equipe comparece às escolas levando atividades e conteúdos pedagógicos que serão desenvolvidos com estudantes das escolas da região de Parelheiros.
Reconhecendo a importância geofísica e astronômica da formação da Cratera de Impacto de Parelheiros, o CASP criou um grupo de trabalho que atua diretamente na comunidade de Vargem Grande. Estes trabalhos de difusão e conscientização sobre o impacto ambiental, meio ambiente e claro, Astronomia, oferecem a estudantes e moradores de toda a zona sul de São Paulo, informações sobre preservação e importância dos estudos climáticos e biológicos desta reserva astronômica.
Trabalhando com um programa educativo produzido especialmente para este projeto, o CASP promove instrução em astronomia básica, conhecimento sobre sistema solar, impacto ambiental, ciências naturais junto a estudantes de escolas públicas e atendimentos em centros sociais de convivência.
Conhecendo o microclima da região e estudando o impacto que este bioma único possui, os estudantes aprendem a importância de preservar a região em que vivem, valorizando a preservação física e geológica de toda a Cratera.
A série de palestras que o CASP desenvolve visitando as escolas da rede pública resultam numa melhoria de notas e participação dos alunos nas diversas atividades escolares.
O interesse dos jovens pelo conhecimento de Astronomia e Ciências Espaciais auxilia também na redução da evasão escolar e na socialização.
As palestras do Projeto CASP na Cratera são custeadas por ações voluntárias do CASP.
A vida nas comunidades atendidas pelo CASP na Cratera agregou muito valor nas ações sociais realizadas em diversos bairros da região de Parelheiros.
Criado em 2015, o Projeto CASP na Cratera já atendeu 132 escolas nos Distritos de Parelheiros, Marsilac, Santo Amaro, Capela do Socorro e Guarapiranga.
Foram mais de 13.800 alunos de escolas públicas, 37 centros sociais de cultura e comunitários. Foram 41 visitas em atendimentos que abrangem todos os bairros destas microrregião.
O CASP distribuiu milhares de modelos de dobraduras, cartões postais alusivos dos principais Programas Espaciais.
As ações escolares atingem diretamente alunos e seus familiares.
Diante estes números, que tal colocar a marca de uma empresa, produtos ou serviços para serem divulgados diretamente e de forma personalizada para esta clientela?
O CASP não possui patrocinadores, mas estamos diretamente na casa de milhares de pessoas qualificadas e consumidoras.
Contamos com seu apoio. Somos uma Colab social que funciona e dá certo há 20 anos!