RECONHECIMENTO DO CÉU
O Curso de Reconhecimento do Céu, consiste em uma proposta inovadora que o CASP proporciona aos nossos alunos, onde em que cada participante é convidado a aplicar diversas técnicas de observação e métodos de acompanhamento dos objetos celestes visando sua plena autonomia na observação do céu.
Entre as diversas atividades, o grupo recebe as primeiras aulas sobre astronomia de posição e técnicas de observação em âmbito amador. As tarefas são realizadas em grupo ou individualmente em casa. RC é um curso imersivo, portanto, o candidato tem que estar ciente de que deverá cumprir tarefas de estudo e aplicação.
A quem se destina este curso?
Inicialmente, a todos os entusiastas da Astronomia amadora que tenham interesse em se tornar experientes observadores. O Curso de RC é proposto principalmente aos que já conhecem as bases da Astronomia e querem aprimorar seus conhecimentos com a prática observacional. O curso é composto de um conjunto de estudos sobre Astronomia de posição, reconhecimento de constelações, instrumentos ópticos e elaboração de cartas celestes e suas aplicações. Entre os grupos de trabalho que existem na organização curricular do CASP, os candidatos interessados em ingressar no Grupo de Observações de Estrelas Variáveis são orientados a fazer o curso de Reconhecimento do Céu para melhor aproveitamento das tarefas de observação.
O conteúdo programático apresentado varia conforme a época do ano, mas no seu conjunto, a ementa proposta engloba:
Fundamentos de Astronomia de posição;
Reconhecimento do céu e identificação de constelações;
Sistemas de coordenadas celestes;
Estudo do planisfério conforme as estações do ano;
Acompanhamento dos movimentos do céu com tarefas aplicadas;
Orientações sobre instrumentos astronômicos;
Técnicas e aplicações de montagens de telescópios;
Conceito, elaboração e criação de cartas celestes;
Plano de observação de objetos celestes com binóculos ou telescópios.
Nos mesmos moldes dos demais módulos, Reconhecimento do Céu é um curso sequencial de Evolução Estelar, portanto, suas aulas presenciais são realizadas nas manhãs de sábado, sempre de 10 às 13 horas, com duração de 12 a 15 aulas.
A fim de incrementar as atividades, a coordenação pode sugerir pequenas saídas de campo, para que o grupo possa visitar Observatórios Astronômicos em outras localidades. Estas atividades são suplementares e ocasionais. O grupo sempre viaja por conta própria, incluindo aí o rateio de custos de transporte e alimentação.
Imersão pela Aprendizagem
A metodologia aplicada no Curso de Reconhecimento do Céu é de imersão prática. Tendo em vista que muitos amantes da Astronomia não dominam técnicas de observação e manejo de instrumentos astronômicos, o CASP elaborou uma série de orientações-tarefa que serão propostas aos alunos deste curso, para que na base de tentativa e erro, conceitos de ótica, mapeamento e astronomia de posição possam ser fixados no processo de aprendizagem.
Nas técnicas de operação, por exemplo, os alunos podem manipular e experimentar o uso de telescópios de pequeno e médio porte, fixando assim conhecimento técnico e prático de assuntos que outrora foram abordados apenas em caráter teórico.
Todas as atividades são colaborativas. Amadores voluntários mais experientes proporcionam que os iniciantes tenham contato com este tipo de instrumentação de forma presencial. Essa troca de experiências é fundamental neste processo de aprendizagem.
Laboratório Prático de Óptica
O observador aprende o conceito, construção e aplicação de mapas, analisadores, espectrógrafos etc
Laboratório de Astronomia de Posição
Os observadores são estimulados a aprender conceitos e teorias de movimento dos corpos celestes
Seminário de Observações de acordo com as estações do ano
Prática de observação das principais constelações
Sessão monitorada de observação do Sol com telescópio dedicado