RECONHECIMENTO DO CÉU

Reconhecimento do Céu 

O Curso de Reconhecimento do Céu, consiste em uma proposta inovadora que o CASP proporciona aos nossos alunos, onde cada participante é convidado a interagir com as práticas da Observação e da Pesquisa sobre o espaço. 

Entre outras atividades, o grupo recebe as primeiras aulas sobre astronomia de posição e técnicas de observação.  As tarefas são realizadas em grupo ou individualmente em casa, visando que os alunos possam  aprender e vivenciar em tempo real, as condições reais sobre as técnicas aplicadas, instrumentação e conhecimento mais elaborado sobre constelações, telescópios e operação dos instrumentos em geral. RC é um curso imersivo, o candidato tem que estar ciente de que deverá cumprir tarefas de estudo e aplicação. 

A quem se destina este curso?  

Inicialmente, a todos os entusiastas por Astronomia amadora que tenham interesse em se tornar experientes observadores. O Curso de RC é proposto principalmente aos que já conhecem algumas coisas sobre Astronomia e querem aprimorar seus conhecimentos com a prática observacional. O curso é composto de um conjunto de estudos sobre Astronomia de Posição, reconhecimendo de constelações, instrumentos ópticos e elaboração de cartas celestes e suas aplicações. Entre os Grupos de Trabalho que existem na organizaão do CASP, os candidatos interessados em ingressar no Grupo de Observações de Estrelas Variáveis são orientados a fazer o curso de Reconhecimento do Céu para melhor aproveitamento das tarefas de observação. 

O Conteúdo programático apresentado varia conforme época do ano, mas no seu conjunto, a ementa proposta engloba:

Nos mesmos moldes dos demais módulos, Reconhecimento do Céu é um curso sequencial de Evolução Estelar, portanto, suas aulas presenciais são realizadas nas manhãs de sábado, sempre de 10 às 13 horas, com duração de 12 a 15 aulas. 

 Afim de incrementar as atividades, a coordenação pode sugerir pequenas saídas de campo, para que o grupo possa visitar Observatórios Astronômicos em outras localidades. Estas atividades são suplementares e ocasionais. O grupo sempre viaja por conta própria, incluindo aí o rateio de custos de transporte e alimentação.