construindodobson310mm

Construindo Telescópio Dobsoniano 310mm - by Dorival da Silva Reis

Esse projeto nasceu quando vi na Sky & Telescope Agosto de 1999, páginas 128-132, a matéria: The Wolanski Ultralight Telescope. How to squeeze a 16-inch telescope into a 52-pound portable package

Ai eu pensei, vou construir um telescópio igual esse. 

Como eu não sabia onde encontrar um espelho de 16" aqui no Brasil e como importar seria difícil, o projeto ficou parado até o ano de (2002), quando conheci o pessoal do CASP e o Plocos falou que estava montando um newtoniano de 310 mm com ótica do Sr. Weber Aquino de Araraquara-SP (16-3335-8234).    Entrei em contato com ele e acertei os detalhes, Espelho primário com Diâmetro 310 mm área útil 307 mm f =5,9 distância focal 1810 mm, espelho secundário, buscadora, 3 oculares, suporte de ocular, focalizador, suporte do espelho primário e secundário, que ficou na época em US$ 300,00. O Sr Weber me deu várias dicas de como construir o telescópio, apesar de sua especialidade ser em tubo de pvc.

 Continuei a pesquisar na Internet e vi algumas coisas interessantes, como na Oregon Star Party Telescope Walkabout for 2002 , onde tem vários modelos de Telescópios. Achei o site do Ray Cash 'A 13" Airline-Transportable "Travel Scope' que era parecido com o do Gary Wolanski. 

O Gary utilizou quase tudo em alumínio e quando eu fui pesquisar os valores eram altos, e havia algumas coisas que eu não consegui entender como ele fez, principalmente os semicírculos de movimentação altazimute.

Em uma reunião na casa da Helga Szmuk, ela mostrou uma revista, Meteor do clube de astronomia da Hungria, onde tinha umas fotos do evento que eles fizeram em setembro de 2002 e tinha uma, do Éder Iván, um Dobsoniano, com espelho de 300 mm e a montagem em tubo, só que a base, a caixa do primário e os semicírculos eram em madeira. 

Ótimo, era isso que eu precisava, parti para fazer uma mistura com os vários modelos que havia visto, com parte em alumínio e parte em madeira. O diâmetro interno do tubo e a caixa do secundário, ficaram com 340 mm (R=170), o focalizador (fo=90mm), a caixa do primário com 400 mm, a Distância focal com 1810 mm, então eu tinha o tamanho do "Tubo"=1550 mm [Df - (R + fo)] A parte de alumínio, utilizei a estrutura do Gary Wolanski.

Encomendei as peças de alumínio com o Sr. Francisco da firma Alumínio Center-Guarulhos fone (11) 6440-6168, que ficou em torno de US$ 50,00. Algumas peças ele cortou, outras vieram em barra e eu cortei-as. Utilizei a serra de arco, dá para cortar muito bem (é mais fácil do que serra elétrica - e menos perigoso).

Os parafusos, porcas, porcas borboletas, arruelas e rebites, com os meus amigos da Dall´Anese Parafusos (11-3611-7233). Inclusive foi o Júnior, que me deu assessoria para as fixações.

Algumas parte de madeira, foram feitas pelo Sr. Francisco (Chiquinho) meu amigo marceneiro e outras por eu e meu irmão.

Ferramentas utilizadas: Serra tico-tico, serra de arco p/alumínio, furadeira, rebitadeira, martelo, trena. Relação de Materiais.

De posse dos materiais (alumínio e parafusos), fui a Loja / oficina de meu irmão Élcio (Gran-Rebecca Decorações 11-3873-1596) e lá começamos a trabalhar (ele me deu uma grande ajuda).