TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO

Home      Quem somos      Eventos      Cursos      Pesquisa      Contato

Curso - Técnicas de Observação II (TO-II)

O curso de Técnicas de Observação II (TO II) é o curso mais avançado da grade do CASP e consiste de projetos observacionais reais e completos, efetuados pelos alunos sob orientação do instrutor e usando telescópios automatizados e cameras CCD. Cada projeto inclui a pesquisa bibliográfica; o planejamento e aquisição de imagens; a redução dos dados, e a preparação de um “paper” para publicação ou apresentação em ambito amador. Este curso é oferecido aos alunos que já frequentaram anteriormente os cursos de IAA, RCA, FAE, EEE e TO I.

Data, horário e local

O curso de TO II é ministrado aos sábados, de 10 às 13 hs, na  Cidade Universitária, em São Paulo, e tem duração de cerca de 40 horas-aula. Serão programadas também visitas a observatórios fora de São Paulo para aquisição de imagens em telescópios de porte dotados de câmeras CCD, bem como o uso de telescópios robotizados no Brasil e no Exterior. 

Esse curso será oferecido no segundo semestre de 2012.

Conteúdo

O curso é estruturado em projetos astronômicos reais e práticos, e requer que os alunos façam inicialmente a aquisição de imagens digitais (CCD) em diversos observatórios profissionais e amadores que têm mantido parceria com o CASP para tanto. Essas imagens serão posteriormente trabalhadas (reduzidas) pelos alunos, divididos em grupos sob a orientação do instrutor e usando softwares apropriados para cada projeto. Entre os projetos realizados por turmas anteriores, estão: a determinação da distância e idade de um aglomerado estelar aberto, usando o diagrama HR; a fotometria CCDV de uma estrela variável Cefeida de período ultracurto; e a astrometria de precisão de um asteróide ao longo do tempo para determinação de seus parâmetros orbitais.

A quem se destina o curso:

O curso de Técnicas de Observação II (TO II) tem como pré-requisitos mínimos a aprovação anterior nos cursos de Introdução à Astronomia Amadora (IAA), Reconhecimento do céu e Astrometria (RCA),  Fundamentos de Astrofísica Estelar (FAE), Estrutura e Evolução Estelar (EEE) e Técnicas de Observação I (TO I). É indispensável também ter o ensino médio completo.